Trata-se de um tópico extremamente importante quando se fala de Perturbações Alimentares – PA. Nos dias de hoje percebe-se um esforço positivo dos media, em questões de moda, revistas, publicidade ou outros, a serem mais abrangentes e abertos no que se refere a diferentes tipos de corpos. No entanto, quanto a este especto, importa sublinhar que pouco ou nada estará intimamente relacionado com PA.
A vítimas de PA é frequentemente recomendado que utilizem a Mindfulness como ajuda na melhoria da perceção da imagem corporal, trabalhar ativamente na auto-aceitação, perceber quais os pensamentos negativos acerca do corpo e finalmente “libertá-los” e pensar de forma positiva.
Se fosse assim tão fácil certamente não se teria tantas pessoas a sofrer desta tão árdua problemática. Tratar-se-ia apenas de um trabalho superficial, uma vez que é muito difícil e se não mesmo impossível, que uma pessoa com um PA consiga pensar de forma mais positiva acerca do seu corpo. Procurar o Mindfulness e pensar positivamente em relação ao corpo quando o odeia, poderia resultar no aumento da frustração e irritação tendo em conta que o foco continuaria a estar direcionado ao corpo, deixando de parte todos os outros componentes que em conjunto se apresentam sob a forma de PA.
O foco nos componentes a nível interno nas diferentes partes e suas funções, desvia a atenção do exterior promovendo a curiosidade e crescimento ao nível emocional, desta forma estará aberto caminho para alcançar o amor-próprio.
Reinaldo Diniz