Um transtorno alimentar é uma doença que causa sérios distúrbios à sua dieta diária, como comer quantidades extremamente pequenas de alimentos ou excessos excessivos ou compulsão alimentar.
Uma pessoa com um transtorno alimentar pode ter começado apenas por comer quantidades menores ou maiores de alimentos, mas passado algum momento, o desejo de comer menos ou mais acaba por ficar fora de controlo.
O grave sofrimento ou a preocupação obsessiva sobre o peso ou a forma do corpo também podem caracterizar um distúrbio alimentar.
Os transtornos alimentares frequentemente aparecem durante a adolescência ou a idade adulta jovem, mas também se pode desenvolver durante a infância ou mais tarde na vida. Os transtornos alimentares afetam homens e mulheres, apesar da maior prevalência associada ao sexo feminino.
Comer Emocional
Se sofre com o consumo emocional, você não está sozinho. Muitas pessoas lutam com episódios frequentes de excesso de comida. Desenvolvem sentimentos de frustração, esforçam-se e falham novamente. Por que é que isso acontece?
Desde tenra idade que aprendemos que comer é agradável e calmante. Nos feriados e ocasiões especiais, comemoramos com doces e comidas especiais. Apreciamos que a comida significa conforto e diversão. No entanto, comer pode tornar-se numa estratégia de ajudar a nos sentir-mos melhor, mesmo quando estamos sem fome.
Não há nada de errado em desfrutar de uma refeição ou recompensar-se com a sua comida favorita de vez em quando. No entanto, quando o alimento se torna no seu mecanismo calmante de escolha, acaba por desenvolver um círculo vicioso. Uma vez que comer pode adormecer suas emoções negativas, pode nem estar ciente dos gatilhos que o levam a comer emocionalmente. O que sentiu bem no momento acaba por deixá-lo com sentimentos de culpa mais tarde. Acredita que deve querer sabotar-se ativamente. Essa auto-fala negativa aumentará a sua necessidade de comer emocionalmente enquanto tenta adormecer e adormecer suas emoções negativas.
Existe a necessidade de querer sair desse ciclo negativo de alimentação emocional. Ao ganhar confiança em abordar as suas emoções diretamente, poderá aprender a comer com alegria e sem culpa.
Quais são os diferentes tipos de perturbações alimentares?