Solidão

Todos nós tentamos fazer conexões, queremos proximidade com a família, buscamos nos dar bem com os colegas de trabalho, ambicionamos pessoas com as quais possamos compartilhar os nossos pensamentos e com quem possamos ter experiências positivas. Mas, como se sabe, há pessoas com maiores ou menores dificuldades de relacionamento. As redes sociais podem por exemplo, para algumas pessoas, ser uma ferramenta utilizada para mostrar que está muito feliz e com um grande número de amigos, camuflando muitas vezes sentimentos de solidão e isolamento.

Há muitas pessoas no mundo que estão sós e que se sentem realmente sós. O que não é o mesmo que escolher estar só consigo próprio, só, por vezes para pensar e reflectir.

A solidão remete para sentimentos dolorosos de isolamento, “…profunda sensação de vazio e isolamento…”, segundo o dicionário de língua portuguesa, portanto, tendo por si só uma conotação negativa.

Pode ser visto como estar fisicamente sozinho, no entanto e muitas vezes, mesmo no meio de uma multidão ou acompanhado de amigos e familiares que promovem amor, o preenchimento desse vazio interno parece não ser alcançado.

A busca fora de nós mesmos não consegue preencher essa falta. Quando se consegue ir ao encontro da história da solidão e ouvi-la internamente, abre-se espaço para que com curiosidade, calma e compaixão se possa ir ao encontro das suas profundas necessidades.

Reinaldo Diniz