Ansiedade não é o que nos aconteceu. É a resposta ao que aconteceu.

A sua ansiedade, a minha ansiedade, todos temos sentimentos de ansiedade. Vai além de simples preocupação e por vezes torna-se muito intensa. Noites em claro, batimento cardíaco acelerado, pensamentos obsessivos levando a acreditar em qualquer cenário negativo que se cria. Muitas vezes podemos sentir que não nos está a tentar expressar coisa nenhuma a não ser incomodar-nos, tirar-nos o sono, e a tirar-nos as coisas que gostaríamos de fazer e nos focar.

Trata-se de uma emoção muito comum e muitas vezes também disfuncional. Absorve muita energia afetando o nosso bem-estar negativamente, não só na relação com os outros, mas também connosco mesmos.

Mas existe alguma motivação para a ansiedade! A ansiedade tem um papel, uma razão para lá estar e uma historia que necessita de ser ouvida internamente.

Naturalmente que quando os níveis de ansiedade estão muito exacerbados torna-se difícil criar espaço e afastar-nos sem que dela façamos parte.

Recorrer a ajuda para lidar com as suas emoções nem sempre é fácil, mas por vezes é um passo importante para alcançar a paz interior, a segurança, e o equilíbrio emocional.

Reinaldo Diniz