A bulimia nervosa é caracterizada por episódios recorrentes e frequentes de comer quantidades invulgarmente grandes de alimentos e sentir uma falta de controlo sobre esses mesmos episódios. Esta compulsão alimentar é seguida por um comportamento que compensa o excesso de comer, como vómitos forçados, uso excessivo de laxantes ou diuréticos, jejum, exercício excessivo ou uma combinação desses comportamentos.
Ao contrário da anorexia nervosa, as pessoas com bulimia nervosa geralmente mantêm o que é considerado um peso saudável ou normal, enquanto alguns são ligeiramente acima do peso. Como pessoas com anorexia nervosa, muitas vezes temem ganhar peso, querem desesperadamente perder peso e estão intensamente descontentes com o tamanho e a forma do corpo. Normalmente, o comportamento bulímico é feito secretamente porque muitas vezes é acompanhado por sentimentos de desgosto ou vergonha. O ciclo de compulsão alimentar e de purga ocorre em qualquer lugar, várias vezes por semana, muitas vezes ao dia.
Outros sintomas incluem:
– Dor de garganta crónica e inflamada
– Glândulas salivares inchadas na região do pescoço e da mandíbula
– Esmalte de dentes gastos, dentes cada vez mais sensíveis e em decomposição como resultado da exposição ao ácido do estômago
– Transtorno do refluxo ácido e outros problemas gastrointestinais
– Desconforto intestinal e irritação do abuso de laxantes
– Desidratação grave da purga de fluidos
– Desequilíbrio de eletrólitos (níveis muito baixos ou muito elevados de sódio, cálcio, potássio e outros minerais) que podem levar ao ataque cardíaco.
Quais são os diferentes tipos de Perturbações Alimentares?