O que é a Psicoterapia
O termo psicoterapia (do grego psykhē – mente – e therapeuein – curar -) refere-se a um processo dialético efetuado entre um profissional psicólogo (o psicoterapeuta) e o cliente (o paciente).
Através de psicoterapia, psicólogos e psicoterapeutas ajudam pessoas de todas as idades a viver vidas mais felizes, saudáveis e mais produtivas. Na psicoterapia, aplicam-se procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis e eficazes. Existem várias abordagens para a psicoterapia – incluindo comportamentos cognitivo-comportamentais, interpessoais e outros tipos de terapia de diálogo – que ajudam as pessoas a trabalhar com seus problemas.
A psicoterapia é um processo colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo ou psicoterapeuta. Baseado em diálogo, fornece um ambiente de apoio que permite conversar abertamente com alguém objetivo, neutro e sem julgamento. Você e seu psicólogo trabalharão juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que o impedem de sentir o seu melhor. No momento em que terminar, você não só será capaz de resolver a problemática que o trouxe, mas terá aprendido novas habilidades para que possa lidar melhor com os desafios que surgirão no futuro.
Quando deve considerar a psicoterapia?
Devido aos muitos equívocos sobre psicoterapia, pode estar relutante em experimentá-lo. Mesmo se conhece as realidades em vez dos mitos, pode sentir-se nervoso em tentar você mesmo. Sentindo-se irritado, ansioso, deprimido. Descobriu que o nervosismo vale a pena. Isso porque quando a sua qualidade de vida não é o que quer que seja, a psicoterapia pode ajudar. Algumas pessoas procuram psicoterapia porque se sentiram deprimidas, ansiosas ou irritadas por um longo período de tempo. Outros podem querer ajuda para uma doença crónica que interfira com seu bem-estar emocional ou físico. Ainda outros podem ter problemas de curto prazo, e precisam ajuda na sua caminhada. Pode estar a passar por um divórcio, enfrentando um ninho vazio, sentindo-se sobrecarregado por um novo emprego ou sofrendo a morte de um membro da família, por exemplo.
Os sinais que você poderia beneficiar da terapia incluem:
– Sensação esmagadora e prolongada de desamparo e tristeza.
– Os problemas não parecem melhorar, apesar de seus esforços e ajuda de familiares e amigos.
– Dificuldade em se concentrar nas tarefas de trabalho ou para realizar outras atividades diárias.
– Preocupação excessiva, espera o pior ou está constantemente no limite.
– As acções, como beber álcool demais, usar drogas ou agressividade, estão a prejudicar-lhe a si ou outros.
Missão e Abordagem
O meu trabalho como terapeuta gira em torno da crença de que os meus clientes são especialistas nas suas próprias vidas. Respeito, empatia e consideração positiva incondicional associado à minha experiência profissional ajudam os clientes a encontrar soluções para os seus desafiadores problemas.
Poderá estar a procurar psicoterapia em torno de uma ou mais questões específicas. Os problemas com os quais eu trabalho incluem dificuldades ao nível da ansiedade, depressão, família e relacionamento, trauma, perda e sofrimento, autoestima e assertividade, stress no local de trabalho, planeamento de transição ou distúrbios alimentares (anorexia e bulimia nervosa).
Os principais fatores que promovem a mudança são o desenvolvimento da compreensão do que está a acontecer na sua vida, o desenvolvimento da motivação para a mudança, a expressão saudável da emoção, o exame de pensamentos que levam ao comportamento que deseja mudar e a prática de novos pensamentos e comportamentos de forma que a vida se torne mais significativa e prazerosa.
As questões não existem no vácuo. Durante os nossos compromissos, trabalharemos juntos para entender o que está a acontecer numa perspectiva mais ampla. Utilizar essa abordagem holística, colaborativa e relacional garantirá que o trabalho seja útil e significativo para si.