Trauma, ferida emocional

Todos nós carregamos alguma forma de trauma. Muitas vezes episódios descritos como aparentemente insignificantes, que de facto, deixaram ferida emocional afetando-nos mesmo quando há muito nos esquecemos.

Apesar de sabermos que a infância tem importância no desenvolvimento emocional, nem sempre temos a consciência do como e quem somos hoje estar diretamente relacionado com um numero de eventos e situações que experienciamos no passado.

É fundamental estar consciente de que não se pode evitar o trauma na nossa vida, seja na perspetiva de uma criança, na perspetiva do pai cuidador, ou um adulto que carrega as feridas emocionais.

No tratamento do trauma, procura-se criar espaço na mente e no corpo indo ao encontro de sensações, emoções, imagens e pensamentos não processados. Alcançar a percepção consciente para nossas feridas – cuidarmos da dor para que possamos nos sentir integrados e como um todo.

Embora possa parecer inicialmente assustador falar sobre assuntos que nos aproximam da vulnerabilidade, num ambiente seguro, também pode parecer fortalecedor para reduzir o poder que elas têm sobre nós. Sentimentos persistentes de ansiedade, vergonha, impotência ou congelamento que precisam de nossa atenção por forma a poderem ser tranquilizados.

Reinaldo Diniz